"A mente que se abre a uma nova idéia, jamais voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

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domingo, 25 de abril de 2010

Crescimento Profissional

Sucesso é igual a preparo...


O livro Outliers, mostra uma pesquisa realizada numa das maiores academias de música do mundo, a Academia de Berlim. Dois psicólogos, com a ajuda dos professores, formaram três grupos com violinistas. No primeiro ficaram as estrelas, os alunos que tinham potencial para se tomar solistas de nível internacional. No segundo, foram reunidos aqueles considerados apenas "bons". No terceiro, esta­vam os estudantes que dificilmente chegariam a tocar como pro­fissionais, mas que pretendiam se tornar professores de música. Todos eles tiveram que responder a seguinte pergunta: ao longo da sua carreira, quantas horas você praticou?

Todos os violinistas começaram a tocar mais ou menos na mesma época, em torno dos cinco anos de idade. Nessa fase ini­cial, praticavam por um tempo quase idêntico, duas a três horas por semana. Por volta dos oito anos, diferenças reais começaram a surgir. Os alunos que acabariam se revelando os melhores de suas turmas passaram a se dedicar mais do que todos os outros: seis horas por semana aos 9 anos, oito horas por semana aos 12 anos, 16 horas por semana aos 14 anos. Aos 20 anos, estavam tocando bem mais do que 30 horas se­manais, de forma compenetra­da com o objetivo de melhorar sempre.

Nessa idade, os melhores músicos, os do primeiro grupo, haviam totalizado mais de 10 mil horas de treinamento em sua vida; os meramente bons, 8 mil horas; e os futuros professores de música, pouco mais de 4 mil horas.

Essa pesquisa indicou que, quando uma pessoa tem capacidade sufi­ciente para ingressar numa escola de música de alto nível, o que a distingue dos demais estudantes é seu grau de esforço. Exata­mente isso. E mais, quem está no alto não apenas se dedica mais do que os outros, dedica-se muito mais.

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